Livro: Vozes do Golpe

by

8535904751Um dos livros que mais desejei e, fácil fácil, meu TOP 10.

Vozes do Golpe é composto por quatro livros, sendo cada um um relato diferente – dois de ficção e dois reais – sobre o golpe militar de 31 de março de 1964 (ou 1º de abril).

Os livros são:

 

A Revolução dos Caranguejos (real).
Carlos Heitor Cony conta o que passou durante o ano do golpe e as perseguições que sofreu.

O escritor evoca o dia 1º de abril de 1964 e uma caminhada em Copacabana na companhia do poeta Carlos Drummond de Andrade. Desse passeio resultaria a primeira -e ácida -crônica de Cony sobre o golpe. Os textos do escritor no jornal Correio da Manhã motivaram um pedido de prisão e um processo, movidos contra ele pelo então ministro da Guerra. Arthur da Costa e Silva. além de lhe renderem o patrulhamento da ala esquerdista que considerava seus romances e crônicas “alienados”.

Um Voluntário da Pátria (real).
Zuenir Ventura fala sobre o que aconteceu antes do golpe militar, como o Comício das Reformas na Central do Brasil, em 13 de março, ao qual compareceram 300 mil pessoas, entre as quais o próprio Zuenir.
No dia do golpe ele estava em Brasília, onde deveria assumir uma cadeira de professor na Escola de Comunicação da UnB.

Sua descrição daquele dia é uma crônica preciosa porque inédita: ninguém ainda havia narrado o desenrolar dos fatos em Brasília, fora dos círculos oficiais. Zuenir relembra sua surpresa ao constatar que “pegar em armas” podia ser mais do que uma expressão retórica.

Mãe Judia, 1964 (ficção)
Moacyr Scliar cria uma narrativa sobre um caso psiquiátrico em que um médico toma conhecimento do monólogo de uma paciente do hospital em que trabalha. Trata-se de uma senhora judia que enlouqueceu depois do desaparecimento do filho, envolvido com grupos guerrilheiros na Porto Alegre de 1964.

A Mancha (ficção) 
Luiz Fernando Veríssimo, em uma crônica ao mesmo tempo divertida e dolorosa, conta a história de Rogério, uma homem de meia-idade, ex-prisioneiro do regime militar, que descobre, muitos anos depois, a sala em que havia sido torturado, ao ver uma mancha no carpete de um imóvel que pretende comprar.

Simplesmente maravilhoso!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: